Realizações

O resultado do trabalho de Gelson Merisio está transformando a vida de muitos catarinenses. São ações junto ao Governo do Estado para tirar do papel obras há muito esperadas e projetos de lei que surgiram da sociedade, das visitas do deputado aos municípios e das portas sempre abertas do seu gabinete. Veja quanta coisa já é realidade:

Mais Educação

Mais Educação

São diversos projetos e ações que promovem mais oportunidades aos estudantes catarinenses, como o trabalho junto ao Governo de SC para garantir reformas e ampliações em vários colégios públicos e o fim da indicação política para a escolha dos diretores escolares. Confira:

• O deputado Merisio propôs a ideia e o governador Raimundo Colombo assinou o Decreto que garante que os diretores das escolas públicas estaduais serão eleitos pelo estudantes, professores e pais, estes com voto de peso dois. As primeiras eleições serão em 2015.

• Duas leis de autoria de Merisio criaram os programas de identificação e tratamentos da Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade nas escolas públicas estaduais com o objetivo de equipar todos os colégios com professores capacitados a identificar e a prestar uma atenção especial a essas crianças, garantindo melhor aprendizado.

• E Merisio prometeu e cumpriu. Conseguiu aprovar seu projeto que inclui os estudantes do ensino à distância nos programas estaduais de estágio.

Mais infraestrutura
O deputado trabalhou junto ao Governo do Estado e garantiu melhorias para várias escolas:

Mais cuidado com o Meio Ambiente

Mais cuidado com o Meio Ambiente

Conheça algumas das ações do deputado Gelson Merisio que promovem uma relação mais sustentável com o meio ambiente:

• Desde 2010, Santa Catarina dá destino correto às embalagens de óleos lubrificantes usados por automóveis. O projeto implantado não traz custos aos cofres do Estado e é uma atividade conjunta de fabricantes, importadores, distribuidores, revendedores e consumidores, através da logística reversa.

• Ao viajar pelo Oeste, Gelson Merisio se deparou com um caminhão carregado de dejetos de frigoríficos entrando em Santa Catarina. Ele trabalhou e agora os outros estados estão proibidos de depositar resíduos sólidos radioativos ou vindos de frigoríficos em SC. Isso garante que nosso estado continue protegido da febre aftosa sem vacinação, o único do Brasil.

• Agora, Merisio apresentou um novo projeto, que propõe aos comerciantes a substituição das tradicionais sacolinhas plásticas pelas biodegradáveis ou de papel.

Mais Segurança

Mais Segurança

Garantir a tranquilidade das famílias catarinenses é um dos focos do deputado Merisio. São leis e ações junto ao Governo do Estado como:

Operação Torniquete: Chapecó passou por uma mega operação policial de repressão à criminalidade. A resposta energética à onda de violência que assustou a cidade veio da cobrança e articulação de Merisio, com o apoio do deputado federal João Rodrigues, que juntos buscaram ações firmes da Cúpula de Segurança do Estado. O retorno foi imediato, com o lançamento da Operação Torniquete, uma força tarefa que uniu as polícias Civil, Federal e Militar. Em balanço feito em março, resultados positivos: a taxa de homicídios reduziu de uma ocorrência a cada três dias para uma a cada 14.

Trabalho seguro: o deputado apresentou e batalhou pela aprovação de uma lei para enfrentar uma das causas de acidentes que gera números preocupantes em SC: imprudência no trabalho. Agora, todos os servidores terceirizados que prestam serviços aos Três Poderes passam por treinamentos sobre saúde no trabalho.

Atenção especial para quem mais precisa

Atenção especial para quem mais precisa

Gelson Merisio é um deputado de atuação firme e também engajado em temas sociais, como o auxílio àqueles que precisam de atenção especial. Confira alguns desses projetos de Merisio que já estão beneficiando muita gente:

• Moradia segura: prioridade no programa habitacional de SC para as famílias que perderam suas casas em desastres naturais em áreas de risco;

• Garantida indenização às famílias de policiais em caso de suicídio;

• Pensão aos filhos de servidores públicos que se tornaram inválidos após completar 21 anos.

Saúde em primeiro lugar

Saúde em primeiro lugar

Serviço de Saúde gratuito, de qualidade e próximo das pessoas é uma das bandeiras de Merisio. Para assegurar esse direito, o deputado viabilizou junto ao Governo do Estado a construção e melhorias para unidades de saúde:

Agora, o deputado Merisio batalha na Assembléia Legislativa para a aprovação de três projetos de lei:

• A criação da tarifa social de energia elétrica para os hospitais públicos e filantrópicos para diminuir despesas e permitir que esses recursos possam ser investidos no que realmente interessa: atendimento de qualidade para as pessoas.

• Permitir que as farmácias de Santa Catarina, presentes em todos os 295 municípios, vendam e apliquem vacinas sob prescrição médica. Essa ação beneficiará muitos catarinenses, principalmente os que moram em pequenos municípios, que terão mais acesso às vacinas.

• Tornar obrigatória a presença de informativos nos hospitais, postos e casas de saúde com o nome dos médicos de plantão e seus horários de serviço. É uma medida simples mas de grande impacto para quem aguarda horas para ser atendido.

Atenção especial a crianças

Atenção especial a crianças

• A campanha “Adoção – Laços de Amor” foi uma grande realização de Merisio quando presidente da Assembleia Legislativa. Foram vídeos, artigos, reportagens, visitas a abrigos de todo o estado, audiências públicas e até a criação de uma linha de telefone 0800 para tirar dúvidas das famílias. Tudo isso com o objetivo de inspirar a quebra de preconceitos para a adoção tardia, de grupos de irmãos, interracial e de crianças especiais. E Merisio segue empenhado para que mais crianças encontrem novos lares.

• Outra iniciativa sua foi a criação de duas leis que autorizam a implantação dos programas de identificação e tratamento da Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade nas escolas públicas estaduais, com o objetivo de equipar os colégios com professores capacitados a identificar e a prestar uma atenção especial a essas crianças, garantindo melhor aprendizado.

• O deputado também batalhou e conseguiu a aprovação de seu projeto que agora concede pensão mensal aos portadores da rara doença de pele Epidermólise Bolhosa. A doença se manifesta logo no início da infância e torna simples atividades do dia a dia, como brincar, dar um abraço, comer, ações dolorosas, que causam bolhas pelo corpo.

Acessibilidade para todos

Acessibilidade para todos

• Deficientes visuais de Santa Catarina possuem mais um direito de inclusão: autonomia na compra de remédios, independente de auxílio de farmacêuticos, atendentes ou de cuidadores a partir da lista de medicamentos genéricos escrita em braile e disponível em todas as farmácias e drogarias do estado.

• Integração e acessibilidade também foi foco de outra lei do deputado, que reserva assentos adaptados às pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física em teatros, cinemas, estádios e outros estabelecimentos de diversão pública.

Antigo presídio de Chapecó vira instituição social

A construção da nova sede do Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP), de Chapecó, no terreno do antigo presídio, no bairro Santa Maria, é mais uma conquista de Merisio junto ao Governo do Estado. A instituição atende 200 alunos e pacientes com necessidades especiais com atividades como fisioterapia, psicologia, informática e aulas de dança.

NOVOS DIREITOS AOS CONSUMIDORES

NOVOS DIREITOS AOS CONSUMIDORES

Durante seus mandatos como deputado estadual, Merisio trabalhou para conquistar novos direitos aos consumidores e facilitar o cotidiano das pessoas e já propõe novos projetos:

• Fim da espera: agora é lei, técnicos e entregadores têm que combinar dia e turno para realizar o trabalho na casa do cliente;

• Lei que define o que pode e o que não pode ser cobrado como taxa de conveniência e entrega na venda de ingressos pela internet;

• Obrigará as empresas que administram rodovias privatizadas em SC a divulgar o valor arrecadado nos pedágios e investido nas estradas;

• Os estacionamentos poderão ser proibidos de cobrar pela hora cheia, tendo que fracionar a taxa.

INTERESSE DO CATARINENSE PRESERVADO

INTERESSE DO CATARINENSE PRESERVADO

Alterações nos estatutos das empresas de economia mista de Santa Catarina, como a Casan e a Celesc, só por voto na Assembleia Legislativa. Essa determinação foi criada por lei de autoria do Merisio para garantir que o interesse dos catarinenses sempre prevaleça.

DETERMINAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E RESULTADOS

DETERMINAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E RESULTADOS

Realizar as ações com transparência e honestidade é básico para Merisio.

Quando presidente da Assembleia Legislativa - entre 2010 e 2013 -, implantou o Portal da Transparência, a Agência AL de notícias, revisou e consolidou todas as 18 mil leis catarinenses e investigou irregularidades históricas da Casa, trazendo soluções, como o ponto eletrônico para todos os servidores.

Em sua gestão, adotou medidas que reduziram gastos e, pela primeira vez, devolveu recursos para os cofres estaduais, um total de R$ 80 milhões.

Transparência também pautou o seu mandato e foi tema de projetos de lei, como o que exige que as concessionárias que administram as estradas que cortam SC divulguem quanto arrecadam e investem em melhorias nas rodovias com a cobrança de pedágio, em placas junto aos guichês, nos sites das empresas, no Diário Oficial e em jornais. Uma simples ação que ajudará a tirar do papel obras há muito aguardadas por todos os catarinenses.

REALIZAÇÕES QUE TRANSFORMAM SC

REALIZAÇÕES QUE TRANSFORMAM SC

Conheça as principais obras e melhorias que Merisio conquistou para Santa Catarina. Isso tudo já está virando realidade. Foram recursos viabilizados junto ao Governo do Estado para melhorar a vida dos catarinenses.

  • Últimos posts
  • Últimos tweets Carregando
  • Últimos vídeos Carregando
  • Últimas fotos Carregando