13 de Agosto de 2017

Sucesso de público e participantes no torneio beneficente em apoio à enxadrista Gabriela Feller

Gabriela recebeu ajuda para participar de competições internacionais

Eram para ser nove os adversários da enxadrista Gabriela Feller, de 13 anos, no desafio simultâneo realizado para ajudá-la a angariar fundos pra participar de competições internacionais no esporte xadrez. Mas o evento gerou tanta atenção que mais três rivais se uniram ao jogo, um amistoso, em que a jovem promessa enfrentou o deputado Gelson Merisio, o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, o desembargador Lédio Rosa e até a pequena Isadora Feller, de 10 anos, que segue os passos trilhados pela irmã Gabriela.

“Foi muito gratificante. Não só pela ajuda que recebi, mas para a divulgação do esporte. Estou muito feliz que o pessoal esperou um tempão, gostaram e, no final, todo mundo aplaudiu”, conta Gabriela, logo após o jogo realizado em Blumenau, cidade em que reside, em um espaço cedido pelo Norte Shopping para a realização do desafio.

Antigos rivais nos anos 80, quando disputaram na modalidade x​adrez durante os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Merisio e Lédio Rosa se dividiram na organização do evento. O deputado conseguiu o espaço e organizou todos outros detalhes do desafio, enquanto o desembargador convidou desafiantes para a disputa beneficente.

“Primeiro, vale pelo incentivo a jovens como ela que se destacam no Brasil e no mundo. Ela vai disputar o campeonato mundial, e tinha dificuldades para ir. Por isso mesmo, o símbolo de estarmos aqui não é nem pelo valor arrecadado, mas de incentivarmos essa participação. O xadrez é um esporte que abre portas para muitas outras atividades”, afirma o deputado Merisio.

“Foi uma experiência fantástica. Fui surpreendido pela qualidade do jogo dela. Acho que é um talento que deveria ser muito mais prestigiado aqui em Santa Catarina. Tenho certeza que lá no mundial ela irá jogar muito bem. O nível que ela joga é coisa rara”, avalia o desembargador Lédio Rosa.

A simultânea é um desafio em que um enxadrista enfrenta vários adversários ao mesmo tempo, realizando jogadas em sequência. O número de adversários, no entanto, não atrapalhou Gabriela. Ela venceu nove das 12 partidas, empatou duas e perdeu apenas uma. Lédio foi o único a vencer e o deputado Merisio conseguiu um empate contra a pequena campeã. O evento começou por volta das 16h e durou cerca de duas horas e meia até a concretização de todas as partidas.

“Fiz questão de vir a Blumenau. A Gabriela é uma revelação. Comigo e com outros aqui não deu nem para a saída (risos). Mas eu vim pela universidade para demonstrar que as instituições do nosso Estado tem que estar atentas, ter uma política definida, para que o Poder Público possa estar ao lado dos nossos atletas”, disse o reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier.

Perto do final, surgiu um participante bônus. O pequeno Alexandre de Faria, de apenas 4 anos, após assistir mais de 1h de jogo, insistiu que também era sua hora de jogar. Não sabia muito bem como funciona o jogo. Mas aprendia mais e mais a cada jogada. Saiu empolgado, acreditando que terá chance de vencer a Gabriela quando crescer um pouco mais. Garantiu que vai treinar bastante.

Merisio empatou com a Gabriela no desafio

Lista de desafiantes

Gelson Merisio, deputado estadual e organizador do torneio beneficente (empate)

Joelson dos Santos, jornalista de Blumenau, apresentador do programa Jornal do Almoço (vitória da Gabriela)

Jonathan Riekmann, atleta olímpico de atletismo (vitória da Gabriela)

Lédio Rosa, desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (única derrota da Gabriela)

Luiz Carlos Cancellier, professor e reitor da UFSC (vitória da Gabriela)

Marcel Henrique Kodama, ex-jogador de vôlei e coordenador do curso da Uniasselvi (vitória da Gabriela)

Wilson Braon, comerciário (vitória da Gabriela)

Angela Molinari, professora (vitória da Gabriela)

Mario Edegar Wolff, procurador de Justiça aposentado (vitória da Gabriela)

Ronaldo César Schork Jr, Coordenador de Desenvolvimento na HBSIS (vitória da Gabriela)

Vânio Ribeiro, empresário e corretor imobiliário (vitória da Gabriela)

Isadora Feller, enxadrista mirim (empate)

Alexandre Araújo de Faria, 4 anos, participante bônus, número 13

imprimir

Últimas Notícias