01 de Novembro de 2017

Merisio destaca protagonismo de São José na área de monitoramento para Segurança Pública

Número de ocorrências caiu no local após a instalação da ferramenta (Guto Kuerten / Agência AL)​

Tecnologia aplicada na Segurança Pública. Foi uma experiência neste sentido que o deputado Gelson Merisio (PSD) foi conhecer em São José, a convite da prefeita Adeliana Dal Pont. Ela e a secretária de Segurança municipal, Andréa Pacheco, apresentaram a nova ferramenta de monitoramento 24h da Praça Adriano de Farias, no bairro Forquilhinha. Além das câmeras de vigilância, há um totem instalado que permite o contato direto dos cidadãos que estejam no local e a Guarda Municipal, para denunciar casos de vandalismo ou de consumo de drogas no espaço público.

“É um exemplo do envolvimento da prefeitura e da sociedade nessa questão tão importante e urgente que é a segurança pública. Trazer inteligência para o policiamento tem que ser uma obrigação nossa”, afirma o deputado Gelson Merisio.

O monitoramento da praça permite até resolver questões sem a necessidade de deslocar uma viatura. Altos falantes instalados no local alertam o infrator para que cesse sua ação irregular e que, caso contrário, uma viatura será enviada para a praça. Com um mês de testes, o totem desenvolvido por uma empresa de Blumenau já deu resultados, reduzindo o número de ocorrências no local. E apenas em poucos casos foi necessário deslocar uma viatura da Guarda Municipal ou pedir o apoio da Polícia Militar.

“Ontem, fizeram um assalto na Serraria, a câmera flagrou e o ladrão não conseguiu nem virar a esquina que já tinha uma viatura para prender”, conta a prefeita sobre as melhorias que o monitoramento trouxe como um todo para a cidade de São José. Atualmente, o município conta com 200 câmeras de monitoramento.

Merisio destacou o protagonismo que São José tem realizado, também com a Central de Vídeo Monitoramento Integrada de São José, mas destaca que ainda há algumas etapas para alcançar o nível de inteligência aplicada encontrado em outros países, como Israel. “O próximo passo será integrar as câmeras de segurança públicas com as de monitoramento privadas, das empresas e condomínios, para aumentar muito a área de ação. E tudo isso precisa ser monitorado também com ferramentas, softwares, que identifiquem padrões suspeitos de forma automática e emitam o alerta para os policiais de plantão”, explica.

Inauguração para a Saúde

Após conhecer a Praça Adriano de Farias e o Parque Linear do Lisboa, o deputado Gelson Merisio e a prefeita Adeliana vistoriaram das obras da UPA e da Políclínica de Forquilhinha, que funcionarão no mesmo edifício, uma estrutura de quatro andares.

A nova unidade de Saúde ajudará a desafogar a emergência do Hospital Regional, com previsão de beneficiar 500 pessoas diariamente apenas no setor de pronto atendimento. A inauguração está prevista para o dia 8 de dezembro, dia em que abre as portas e passará a atender os moradores do município.

imprimir

Últimas Notícias